A Direção da APT - Associação Portas do Território adjudicou a obra do Museu Regional Rainha Dona Leonor conforme indicação de Relatório Final de análise do concurso. A recuperação do Museu irá ascender a pouco mais de 1.5 milhão de euros, um valor suportado por fundos comunitários e pela Câmara de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo na contrapartida nacional não financiada.
Recorde-se que este é o resultado do 2º concurso para a “Valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição - Museu Rainha Dona Leonor, em Beja”, depois do primeiro ter ficado deserto, e que foi assinado pelo tesoureiro da Associação Portas do Território, que é constituída por três entidades: autarquia bejense, Diocese de Beja e Santa Casa da Misericórdia da cidade, que preside o Conselho Fiscal.
Lembramos, também, as declarações concedidas à Voz da Planície por Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, na altura do lançamento deste segundo concurso, onde refere que “estas são obras muito importantes para o Museu” e onde identifica o que vai ser intervencionado, sublinhando que esta será “a maior intervenção de sempre” no Convento Nossa Senhora da Conceição.
A assinatura do contrato, não sujeito a fiscalização prévia do Tribunal de Contas, deverá ocorrer ainda este ano e as obras, com duração prevista de 18 meses, deverão começar em janeiro ou fevereiro de 2022.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com