Voltar

Ambiente

Oito milhões e meio de euros para as obras da Central de Valorização Orgânica da AMCAL

Ambiente

Oito milhões e meio de euros para as obras da Central de Valorização Orgânica da AMCAL

Já começaram as obras de construção da Central de Valorização Orgânica (CVO), em Vila Ruiva, concelho de Cuba. A AMCAL investe neste projeto oito milhões e meio de euros.

Esta central é dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente e vai servir os cinco concelhos - Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira - da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

O presidente da AMCAL, o autarca de Cuba João Português, realça o facto, de ser uma iniciativa estruturante e pioneira, a pensar no futuro, assim como na sua sustentabilidade.

O projeto está inserido num conjunto de investimentos que têm vindo a ser desenvolvidos pela AMCAL pelos seus municípios associados, “permitindo dotar este sistema de uma solução de tratamento de biorresíduos com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de duas mil e 500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região”, refere, também, João Português.

Um dos objetivos é dotar a população de melhores soluções técnicas que visam, por um lado, “o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados” e, por outro, um “esforço conjunto para melhoria da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida desta região, através do desenvolvimento da uma solução de proximidade”, de acordo, igualmente, com declarações de João Português.

Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, cuja obrigatoriedade está prevista até 31 de dezembro de 2023. 


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.