Voltar

Saúde

O Dia Mundial da Pneumonia é celebrado hoje. Vacinação é a principal forma de prevenir

Saúde

O Dia Mundial da Pneumonia é celebrado hoje. Vacinação é a principal forma de prevenir


Celebra-se hoje, 12 de novembro, o Dia Mundial da Pneumonia. Estabelecida em 2009, esta é uma data que alerta para doença que mata três milhões de pessoas por ano, entre as quais 476 mil crianças, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pneumonia é uma das principais causas de morte em crianças menores de cinco anos, apesar de ser facilmente evitável e tratável. A principal forma de prevenir esta doença é a vacinação. É fundamental cumprir o esquema completo de vacinação, que consiste em quatro doses, administradas nos primeiros 15 meses de vida.

A pneumonia é, também, acima dos 75, dos 80 e dos 85 a principal causa de morte nos hospitais. Pensa-se que possam morrer por dia cerca de 20 pessoas por dia com pneumonia em Portugal, o que é um peso bastante significativo, revelam os dados divulgados pelos responsáveis da saúde.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, esta época gripal deverá ser particularmente grave, especialmente para os grupos de risco. Entre as múltiplas complicações que podem chegar com uma Gripe, a Pneumonia é uma das mais graves e é particularmente incidente nesta altura do ano. No Dia Mundial da Pneumonia, o MOVA – Movimento Doentes Pela Vacinação lembra que a Pneumonia pode deixar sequelas irreversíveis ou mesmo levar à morte. Reforça a importância de apostarmos na sua prevenção através da vacinação antipneumocócica, um ato com ganhos quantitativos e qualitativos, transversais à sociedade. Investir na vacinação individual é também investir em saúde pública, prevenir internamentos e contribuir para a diminuição do recurso aos serviços de saúde, nesta fase, sobrecarregados.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.