Voltar

Núcleo museológico "Aldeia Comunitária" inaugurado em Aivados

Núcleo museológico "Aldeia Comunitária" inaugurado em Aivados


O  Museu da Ruralidade abre, neste sábado, ao público mais um espaço reservado à salvaguarda e dignificação da memória, trata-se do Núcleo dos Aivados - "Aldeia Comunitária".

Segundo a autarquia este é um passo importante na construção do conceito de "museu território", do Museu da Ruralidade, e um ponto de encontro com a comunidade aivadense, que há muito se justificava pela realidade social que a caracteriza. Desde há mais de 300 anos que a Herdade dos Aivados, com cerca de 400 ha, é propriedade da comunidade, e é ela que gere a aldeia e o território que a envolve.

O Núcleo dos Aivados terá, a partir de agora, um conjunto de testemunhos, fotografias e objectos, desta aldeia comunitária do concelho de Castro Verde, que permitem conhecer melhor esta realidade e, ao mesmo tempo, compreender o devir histórico que a construiu.

No Centro de Convívio dos Aivados, vai também ser, hoje, apresentado o primeiro número da Revista "Cadernos do Museu", uma edição que conta com dois importantes apontamentos históricos sobre os Aivados, da autoria da antropóloga Inês Fonseca e de Manuel Faria Bento, fotógrafo amador.

PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.