“Como é possível que a sociedade despreze aqueles que os alimentam? Porque é que agricultores, pecuaristas e pescadores passaram de heróis a vilões? Por que razão, se os preços sobem, os nossos campos continuam a ser abandonados?". Estas são algumas das questões colocadas no livro do escritor espanhol, Manuel Pimentel, “La Venganza del Campo”, num ensaio que tenta compreender os paradoxos da atual sociedade e da desvalorização da vida do campo, dos agricultores, produtores pecuários e outros responsáveis pela defesa da biodiversidade e do povoamento das zonas do interior.
Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa são os temas dos painéis que vão reunir vários agricultores e produtores pecuários, técnicos, políticos numa reflexão à escala ibérica sobre os principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários.
O Congresso é organizado pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS), União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas, com os apoios da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Rui Garrido, da ACOS -Associação de Agricultores do Sul, explica, entre outros aspetos, as razões da escolha de Ourique para esta realização.
Os interessados em participar nesta iniciativa devem inscrever-se no Site do Congresso em https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com