Voltar

Economia

Grupo de trabalho avalia setor vitivinícola. Produtores têm 100 milhões para tesouraria

Economia

Grupo de trabalho avalia setor vitivinícola. Produtores têm 100 milhões para tesouraria

Foto: Freepik

A Comissão de Agricultura e Pescas aprovou a proposta do Partido Socialista (PS) de "constituição de um grupo de trabalho do setor vitivinícola". Avaliar as medidas e ações existentes e propor outras adicionais, no prazo mínimo de 120 dias, num relatório final sobre o setor vitivinícola a apresentar são os propósitos, no sentido de ser feita "uma avaliação concreta da situação atual". O Governo avança, entretanto, com um apoio de 100 milhões de euros para produtores de vinho.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que “o setor vitivinícola desempenha um papel crucial na economia nacional, servindo como um importante motor para a sustentação das comunidades rurais e o ordenamento do território, criando emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental, pelo que se deverá defender e valorizar”.

Neste contexto é recordado que, "em 2021, a viticultura gerou 725 milhões e 400 mil euros em atividade económica direta e criou 26.415 empregos, segundo dados do estudo Setor do Vinho – Avaliação de Impacto Socioeconómico em Portugal”, apresentado pela Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) e a Nova School of Business & Economics (NOVA SBE). De acordo com este estudo, a "produção de vinho, no mesmo ano, gerou cerca de dois milhões e 278 mil euros em atividade económica, 597 milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 16.619 empregos".

Para fazer face às dificuldades de escoação da produção de vinho, o Governo avançou com uma linha de apoio a produtores de 100 milhões de euros, com juros bonificados, assumidos pelo Orçamento do estado, em prazo até três anos, no sentido de contribuir para o alívio dos constrangimentos de tesouraria".


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.