Voltar

Sociedade

"Portugal está a envelhecer" e Beja é um dos distritos com menos nascimentos registados

Sociedade

"Portugal está a envelhecer" e Beja é um dos distritos com menos nascimentos registados

Foto: Pexels

A população em Portugal está a envelhecer" referem as estatísticas, clarificando que a idade mediana aumentou de 38,5 para 47 anos, em duas décadas. A PORDATA avança, também, que há menos cerca de 500 nascimentos registados no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano passado, relativos ao “teste do pezinho”, que analisaram 41.284 recém-nascidos nos primeiros seis meses de 2024. E acrescenta que Bragança, Portalegre, Guarda, Beja e Vila Real foram os distritos com menor número de bebés rastreados, com valores mensais abaixo de uma centena.

“O nosso País é o segundo da União Europeia (UE) com maior índice de envelhecimento e o quarto do Mundo com maior proporção de população idosa”. 

“O envelhecimento em Portugal verifica-se ainda no número de indivíduos em idade ativa por idoso: há 2,6 ativos por cada idoso. Há 20 anos, eram quatro por cada idoso”, segundo a base de dados. Apenas dois municípios têm mais jovens dos que idosos, Lagoa e Ribeira Grande, nos Açores. “Há 10 anos, havia 36 municípios portugueses com mais jovens por idosos”, de acordo com a mesma fonte. 

Voltando aos nascimentos e ao “teste do pezinho” permitiram identificar, em 2023, 150 casos de doenças raras entre os 85.764 bebés estudados, dos quais 54 são de doenças hereditárias do metabolismo, 50 de hipotiroidismo congénito, seis de fibrose quística, 34 de drepanocitose e seis de atrofia muscular espinal.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.