“O governante sublinhou que está em curso no Alentejo aquela que será uma das maiores obras ferroviárias em Portugal provavelmente do último século, referindo-se à linha ferroviária que ligará Évora a Elvas, que servirá mercadorias e passageiros e que é do ponto de vista técnico o primeiro troço de linha de alta velocidade em Portugal”, relembra o comunicado do PEV.
Neste contexto, o PEV frisa que, atualmente, “os transportes representam 25 por cento do total das emissões carbónicas” e realçou que “nas deslocações mais longas, de pessoas e carga, o comboio ganha cada vez mais espaço, com todo o investimento que foi aqui falado. É a forma de transporte público convencional com menor pegada carbónica”.
Recorda, ainda, o documento enviado à nossa redação que a quarta edição do Energy and Climate Summit decorreu no âmbito do projeto Guardiões, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com