Voltar

Cultura

Serpa, Odemira e Alcácer do Sal com propostas culturais para esta sexta-feira, 29

Cultura

Serpa, Odemira e Alcácer do Sal com propostas culturais para esta sexta-feira, 29

Um recital no Musibéria, em Serpa, Festival de Jazz e uma conversa na Fábrica de Moagem em Sabóia, no concelho de Odemira, Feira Nova de Outubro, em Alcácer do Sal, são sugestões culturais agendadas para o dia de hoje, 29 de setembro, e fim de semana.

Esta tarde, às 18h30, pode assistir, no auditório do Musibéria, em serpa, ao Recital Trio de Damas, com Taíssa Poliakova. 

Amanhã, 30 de setembro, tem lugar mais um concerto às 18h30, com a pianista Jill Lawson.

Domingo, 1 de outubro, Dia Mundial da Musica, tem lugar mais um concerto, às 17h00, com a pianista Inês Filipe.

Trata-se de um projeto que visa homenagear três pianistas portuguesas de "suma relevância no panorama cultural do séc. XX: Helena Sá e Costa, Nella Maíssa e Olga Prats", avança a organização, explicando que são apresentados nestes concertos "três programas que incluem três obras encomendadas, das compositoras Patrícia Sucena d’Almeida, Ana Seara e Sara Ross, em estreia absoluta, em homenagem, respetivamente, a Nella Maissa, Olga Prats e Helena Sá e Costa. Estes programas são apresentados e defendidos por três pianistas portuguesas com carreiras atualmente pujantes – Inês Filipe, Jill Lawson e Taíssa Poliakova Cunha".

Começa hoje, 29 de setembro, para se prolongar até domingo, 1 de outubro "o melhor do jazz no concelho de Odemira com várias noites de concertos e espetáculos, com entradas livres. Trata-se da 15.ª edição do Festival Tass Jazz, que decorre no Jardim do Mercado, na freguesia de São Luís, numa iniciativa promovida pelo Município.

O Tass Jazz tem início nesta sexta-feira, 29, pelas 21h30, com o espetáculo de Rui Fernandes Quarteto, que explora timbres, técnicas e acordes numa homenagem à Viola Amarantina. A partir das 23.00 horas, o baterista histórico do jazz português Mário Barreiros sobe ao palco do Jardim do Mercado, num concerto em que marca presença o Quarteto Pacífico, no qual brilham Ricardo Toscano no sax alto, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo.

Na noite de sábado, 30, a partir das 21h30, as atenções vão para Indra Trio, com o pianista Luís Barrigas, o contrabaixista João Custódio e o baterista Jorge Moniz a dar voz aos seus instrumentos na construção de composições originais onde a improvisação é uma presença constante. Segue-se um concerto com Alex Stuart Quinteto, pelas 23.00 horas, com o guitarrista australiano a ser acompanhado por Miroslav Bukovsky, Matt Handel, Massimo Cavalli e João Cunha.

Durante a tarde de 1 de outubro, domingo, Jorge Pardo é convidado do Trio do algarvio João Frade, que ao lado de Michael Olivera e Yarel Hernandez promete um concerto especial e único. Em simultâneo com o Festival Tass Jazz, São Luís recebe o evento Street Food Tour, um evento que anuncia comidas do mundo, doçaria conventual, música ao vivo e animação de rua.

Também a partir de hoje, 29 de setembro, e até 1 de outubro, domingo, o recinto da Fábrica da Moagem de Sabóia, no interior do concelho de Odemira, recebe o colóquio “Águas Gémeas”, que constitui uma atividade do Projeto de Investigação que incide sobre as problemáticas da água, da sustentabilidade e da resiliência territorial e que está centrado na bacia hidrográfica do rio Mira e na barragem de Santa Clara.

O projeto “Águas Gémeas” baseia-se numa pesquisa sobre as dimensões culturais, sociais e ambientais da problemática da água tal como ela se apresenta neste território em condição de seca extrema e perante a acentuada diversidade de contextos humanos que afeta. Tem em vista novas práticas de relação aos usos da água e processos inovadores de gestão e circularidade da água, e decorre no quadro de uma parceria entre a Câmara Municipal de Odemira, o projecto B-WaterSmart e o Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A sessão de abertura, com início pelas 14h00 horas desta sexta-feira, 29, e conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, da Socióloga Luísa Schmidt e do Antropólogo Pedro Prista, ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O programa conta a apresentação e debate de temas como Os recursos hídricos em Portugal, Secas e desertificação no sul de Portugal, B-WaterSmart: adaptação climática e circularidade / desafios e soluções mais inteligentes, Alterações climáticas e recursos hídricos, A água dos outros / a água de todos, Movimentos locais em torno da água, entre outros.

Sexta-feira, 29, e fim de semana são dias de realização da Feira Nova de Outubro, em Alcácer do Sal, no Parque Urbano da cidade, que se enche de expositores com artesanato, vestuário, calçado, produtos regionais, os tradicionais primeiros frutos secos da época, tasquinhas e muita animação, com dança e música.

O cartaz de espetáculos desta iniciativa sugere para hoje, 29 de setembro, Quim Barreiros, Dino Santiago para sábado, 30, e Ciganos D’Ouro para domingo, 1 de outubro.

A Feira Nova de Outubro nasceu de uma provisão enviada para a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, datada do dia 13 de março de 1782, no reinado de D. Maria I, que determinava que, no primeiro domingo de outubro de cada ano, haveria uma feira franca por três dias. Gradualmente, o certame, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer, ganhou o seu espaço específico, sendo atualmente uma das marcas identitárias do município que atrai inúmeras pessoas que viajam até Alcácer do Sal.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.