Praticamente um ano depois da Câmara de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo terem assinado, a 19 de maio de 2020, um protocolo de Colaboração relativo ao Museu Regional de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade, foi lançado o segundo concurso para “Valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição”. O valor é de cerca de 1,5 milhão e meio de euros e só foi possível porque a CCDR Alentejo conseguiu um financiamento extraordinário que concedeu à Direção Regional de Cultura do Alentejo e que permitiu recalcular o valor, assim como lançar este segundo concurso, esclarece o autarca de Beja, Paulo Arsénio.
Um dos pontos previstos no protocolo assinado, em maio do ano passado, dizia respeito à colaboração da Associação Portas do Território para lançamento do concurso para as obras de conservação e recuperação do Museu. Depois do primeiro concurso ter ficado deserto, este segundo é lançado com um valor de aproximadamente 1,5 milhão de euros e assinado pelo tesoureiro da Associação Portas do Território, que é constituída por três entidades: autarquia bejense, Diocese de Beja e Santa Casa da Misericórdia da cidade, que preside o Conselho Fiscal, tal como refere, também, Paulo Arsénio.
“Estas são obras muito importantes para o Museu”, diz o presidente da Câmara, identificando o que vai ser intervencionado e sublinhando que esta será “a maior intervenção de sempre” no Convento Nossa Senhora da Conceição.
O segundo concurso lançado tem como preço base 1 milhão e 436 mil euros e um prazo de execução previsto de 540 dias.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com