A moção dos eleitos da CDU foi aprovada com os votos a favor dos eleitos da Coligação e do PS. Os eleitos do CHEGA e da coligação PSD-CDS votaram contra.
No documento são recordadas as notícias a dar conta, a partir de 3 de janeiro de 2022, do encerramento das urgências noturnas, entre a meia -noite e as 08.00 horas, do Hospital de São Paulo. É manifestado o desagrado sobre o facto, deste serviço não funcionar 24 horas por dia, colocando “em causa o apoio à população” num “concelho dos maiores do país em área e o terceiro mais populoso do Baixo Alentejo, somando a deficiente cobertura de serviços de saúde nos territórios que constituem a Margem Esquerda do Guadiana”. A moção frisa que esta situação acontece por “dificuldades de dar resposta ao acordo de cedência desta unidade, assinado em 2014”.
A Assembleia Municipal de Serpa considera que “o Hospital de São Paulo deve, de imediato, retornar ao âmbito direto do Serviço Nacional de Saúde, espaço donde nunca deveria ter saído, só assim se cumprindo o imperativo constitucional, de um serviço nacional de saúde, universal e geral, garantindo a todos os cidadãos, o acesso a cuidados de saúde, bem como uma eficiente e racional cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com