O Município de Beja é um dos 47 municípios portugueses presentes no 42.º Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, que decorre até 5 de novembro.
"Estaremos representados no sábado, 28, através de um showcooking pelo Chef João Engana do restaurante «Abaladiça», durante a tarde, e à noite por Mafalda Vasques, que atuará a convite da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), na sequência da sua participação, representando o Município de Beja, no 2.⁰ Festival Nacional da Canção Rural, em que ficou em 2.⁰ lugar", avança a Câmara de Beja sobre esta participação.
Uma visita a Montemor-o-Novo para conhecer o percurso do roteiro literário Levantado do Chão, de José Saramago, é a proposta da Biblioteca Municipal de Beja para este sábado, 28, a partir das 08h00.
Uma proposta inserida na iniciativa "José Saramago 12 meses. 12 livros. 12 atividades Roteiro literário baseado na experiência e vivências do escritor José Saramago na preparação do livro", da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Beja.
No Centro Unesco, em Beja, a noite desta sexta-feira é preenchida com o concerto de Fernando Barroso, às 21h30.
"Fernando Barroso é um músico, compositor e produtor multi-instrumentista galego, que participou em numerosos projetos dentro da cena Folk/World-Music. Desde a Galiza a Portugal, fez parte de bandas como “Riobó”, “Budiño” e “Os Cempés”, colaborando ainda com artistas como Júlio Pereira, Xabier Díaz, Celina da Piedade e Sebastião Antunes. Foi membro fundador das bandas “TRIM” e “Assembly Point”.
Em 2016 fez parte do laboratório criativo NEXO, dirigido por Donald Shaw (Tetraz), que juntára músicos da Europa e da América. Em 2017 recebeu o Prémio Opinião ao Melhor Artista Galego.
A sua faceta musical abrange um amplo espectro, já que a sua versatilidade lhe permitiu interpretar clássicos do Jazz como “Take Five” de Dave Brubeeck e Paul Desmond, e também de música clássica, como é o caso da adaptação do “Concerto de Brandemburgo nº III” de J.S. Bach, publicado pela Classic FM.
Passa ainda pelo pop-rock, com a sua versão de “Message in a Bottle” dos The Police, ou do clássico da TV dos anos 80, McGyver.
Compôs canções em colaboração com cantores portugueses, bem como instrumentais para outros. Em todo o caso, a sua discografia assenta num repertório original que poderá ter reminiscências da música galega e portuguesa, mas com influências díspares, desde jazz, música clássica, brasileira ou persa, entre outras", pode ler-se na biografia do músico, divulgada pela organização.
Na Casa da Cultura de Beja pode visitar a exposição de Banda Desenhada (BD) sobre a revista Zona 10 Anos, que venceu o Prémio de Melhor Fanzine ou Publicação no Amadora BD. A revista, publicada pela Associação Tentáculo, reúne um talentoso grupo de artistas que podem ser apreciados na Cafetaria da Casa da Cultura até ao próximo dia 30 de novembro.
A revista Zona 10 Anos venceu no passado sábado o Prémio de Melhor Fanzine ou Publicação no Amadora BD. A revista, publicada pela Associação Tentáculo, reúne um talentoso grupo de artistas que podem ser apreciados na Cafetaria da Casa da Cultura até ao próximo dia 30 de novembro.
A exposição, organizada pela Bedeteca de Beja, conta com trabalhos de Ana Pessoa, Daniel Maia, Fil, Filipe Duarte, Luís Guerreiro, Marco Fraga da Silva, Pedro Nascimento e Rui Alex, entre muitos outros artistas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com