Segundo a autarquia de Almodôvar, esta decisão iniciou com a consulta aos munícipes das respetivas freguesias, que "demonstraram vontade em voltar a ter as freguesias tal como estavam antes da decisão, de unir quatro em duas, tomada em 2012/2013. Depois, foi aprovada em Assembleia de Freguesia, de seguida em reunião de Câmara e, agora, em Assembleia Municipal”.
“Resta esperar pela decisão do Governo central”, indica o Município de Almodôvar, acrescentando que “a concretização da reorganização administrativa deverá acontecer no ano em que se realizam as eleições autárquicas, ou seja, em 2025. A realizar-se esta desagregação, o concelho de Almodôvar voltará a ter oito freguesias, em vez das atuais seis”.
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou, “por unanimidade e aclamação”, um parecer que defende a desagregação da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, revelou o presidente do município à agência Lusa.
“Casével é uma freguesia histórica, com um legado importante do ponto de vista patrimonial, tem uma identidade muito forte e quando foi feita esta união de freguesias foi um bocadinho surpreendente”, recordou o autarca.
O autarca explicou ainda que já foram cumpridas “todas as etapas” para que se proceda à desagregação da união de freguesias, seguindo agora o parecer para a Assembleia da República.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com