Este projeto tem como propósitos a valorização do meio rural e a aproximação ao setor primário, à agricultura, pecuária, floresta e agroindústria e é composto por um conjunto de parceiros que inclui a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA), o Agroturismo Xistos, a ACOS -Associação de Agricultores do Sul, a Empresa de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, a Herdade Vale da Rosa e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul.
O Muda_TT+ sugere um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, envolve a participação de jovens e crianças nas escolas, em ambiente agrícola e rural, através das quais pretende acrescentar ferramentas que os sensibilizem para a temática da ruralidade. São abrangidas várias escolas básicas e secundárias do Baixo Alentejo, alunos do Instituto Politécnico de Beja e ainda escolas da zona da grande Lisboa.
Neste âmbito foi feita uma pré-apresentação do projeto, no passado dia 19, no Agroturismo Xistos e, no passado dia 24, em Lisboa. Na capital do País participaram alunos das escolas de Beja e Cascais, durante a manhã, assim como diversas individualidades, em representação dos parceiros, na parte da tarde, na apresentação formal do projeto. O programa terminou com a participação de um grupo coral da diáspora.
O desafio, colocado como ponto de partida, aos alunos que já estão envolvidos, e que irá ser feito aos cerca de 700 que a IISBA quer alcançar, é a identificação de um problema social, ligado à agricultura e ao mundo rural, num processo de reflexão e de partilha que vai despoletar todos os outros passos tendentes ao empoderamento dos participantes na descoberta de novas formas de empreendedorismo social e de valorização das atividades do campo, exercício que os 70 discentes que estiveram na Casa do Alentejo, em Lisboa, resolveram com sucesso.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com