O período de seca que se vive tem tido impactos em praticamente todo o território de Portugal continental e no distrito de Beja há concelhos onde o abastecimento de água, por autotanques, tem feito a diferença na vida das populações.
No concelho de Moura, o abastecimento por autotanque, feito pelos bombeiros, começou no passado mês de junho, tal como a Voz da Planície já tinha anunciado, e o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, esclarece que “está a ser feito na localidade de Póvoa de São Miguel para controlar a pressão da água nas torneiras”. Houve, ainda, “intervenção na localidade de Safara, mas neste caso a autarquia resolveu o problema, já solucionado, com os seus próprios meios”, assegurou o autarca.
Num território, onde a Barragem do Alqueva está sediada e onde as situações de seca são recorrentes, o presidente da Câmara assegura que os “agricultores têm sabido gerir esta matéria”. Mas não deixa de lembrar a “urgência que existe em que o bloco de rega Amareleja/Póvoa/ Moura seja uma realidade e a breve trecho, pois ter regadio é importante, até para defender as explorações de situações de seca”.
O autarca falou, ainda, da nova Estação de Transferência de recicláveis no concelho, uma aposta da RESIALENTEJO. "A infraestrutura, a construir no Parque Industrial de Moura, representa um investimento de 735 mil euros de um total de 840 mil e inclui a aquisição de contentores e báscula de pesagem. Prevê-se a conclusão da mesma para o primeiro trimestre de 2023".
“As piscinas municipais, as muitas iniciativas programas pela Câmara, as várias atividades relacionadas com a Estação Náutica, em Moura, e toda a programação que a envolve” são sugestões que o presidente Álvaro Azedo deixa, convidando a visitar este território.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com