Uma exposição que mostra o resultando da realização de três laboratórios de expressão artística, que contou com a mentoria da Associação Chão Nosso e que tiveram por base as narrativas da memória e as narrativas visuais, assim como a fotografia e as expressões criativas pela ilustração.
"Esta instalação foi construída em torno de uma mão cheia de histórias e imagens partilhadas por 10 pessoas em situação de sem-abrigo, que nos convocam para a urgência de inventar um outro mundo possível, mais fraterno e mais justo, onde todos, sem exceção, tenham um lugar digno para habitar", explica a Cáritas de Beja sobre esta exposição.
"A exposição está aberta ao público em geral, oferecendo durante este período algumas sessões para públicos escolares do secundário, que serão conduzidos pelos mentores e pelas pessoas em situação de sem abrigo que participaram neste laboratório, procurando valorizar as suas competências e sensibilizar a sociedade para que tornem visível o invisível com gestos e ações de humanismo e altruísmo", é avançado igualmente.
A Cáritas Diocesana de Beja recorda, neste âmbito, que tem a decorrer o projeto com o nome “Estou Tão Perto que Não Me Vês”, desde Janeiro de 2022, visando a referenciação, atendimento, acompanhamento e integração da população em situação de sem abrigo no concelho de Beja, num trabalho em rede com os parceiros.
No decorrer desta intervenção foram sinalizadas por esta equipa um total de 460 pessoas em situação de sem abrigo, estando atualmente em acompanhamento neste projeto e por esta equipa um total de 88 pessoas.
Este projeto é financiado no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Fundo Social Europeu (FSE), enquadrada no Eixo Prioritário 6 – Coesão Social e Inclusão do Alentejo 2020 em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023).
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com