Voltar

Ambiente

Mosquito da Dengue identificado no concelho de Serpa, mas "sem agentes patogénicos"

Ambiente

Mosquito da Dengue identificado no concelho de Serpa, mas "sem agentes patogénicos"

Foto: Pixabay

Foram identificados, no concelho de Serpa, exemplares do mosquito invasor Aedes albopictus, revela a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), esclarecendo que “apesar desta espécie poder ser transmissora de várias doenças, como Dengue, Zika e Chikungunya, nenhum dos exemplares capturados é portador de agentes patogénicos”.

A ULSA assegura, também, que “está a monitorizar a situação em colaboração com os municípios e a Proteção Civil e apela à colaboração de todos os cidadãos no reporte e controlo do mosquito”.

É divulgado, ainda, que “os mosquitos foram identificados no âmbito do Programa Nacional Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), implementado em todo o território nacional, que a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo participa desde 2008, ano da sua criação”.

Avança, igualmente, que “desde 2016 que a Unidade de Saúde Pública da ULSBA tem desenvolvido protocolos de cooperação com os municípios do Baixo Alentejo tendo, em 2022, formalizado um único protocolo com os 13 municípios permitindo, assim, monitorizar todo o território da sua área de abrangência”.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.