«Fausto Bordalo Dias nasceu em 1948, no Oceano Atlântico, a bordo do navio Pátria, enquanto ia a "Navegar, Navegar" entre Portugal e Angola. É na antiga província ultramarina que forma a sua primeira banda, Os Rebeldes», é recordado na data em que o cantor e compositor sucumbiu à doença.
Filho de pais beirões, de Trancoso, aos 20 anos instalou-se em Lisboa e licenciou-se em Ciências Políticas e Sociais. Foi em 1969 que venceu o Prémio Revelação da música portuguesa e, logo a seguir, lançou o primeiro álbum, autointitulado.
«"Por Este Rio Acima", o disco duplo de 1982, é um dos mais importantes de toda a música popular portuguesa, trabalho conceptual sobre a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, o primeiro de uma trilogia continuada em 1994 com "Crónicas da Terra Ardente" e em 2011 "Em Busca das Montanhas Azuis". O derradeiro trabalho foi número um do top nacional de vendas fazendo de Fausto um daqueles casos raros de consensualidade entre público e crítica», é lembrado, também, nesta data.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com