Voltar

Política

Moção sobre 25 de Abril, da CDU, e saudação "50 anos de PS" apresentadas na Assembleia Municipal de Serpa

Política

Moção sobre 25 de Abril, da CDU, e saudação "50 anos de PS" apresentadas na Assembleia Municipal de Serpa


Foi aprovada, na Assembleia Municipal (AM) de Serpa, do passado dia 27 de abril, uma moção, dos eleitos da CDU, sobre as comemorações do 25 de Abril de 1974 e apresentada uma saudação, dos eleitos do PS, sobre as comemorações dos 50 anos deste partido.

Com a aprovação da moção dos eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU) foi deliberado: “saudar o 49.º aniversário do 25 de Abril e o inestimável património de transformações económicas, sociais, culturais e políticas que o materializam; reafirmar o espírito de serviço público que, há 48 anos, animou aqueles que tomaram nas suas mãos a condução das políticas locais a benefício das populações e cuja ação deixou marca indelével no Poder Local; defender o Poder Local Democrático, a sua autonomia e capacidade de realização, reafirmando abril em cada dia de trabalho e de luta; exigir a criação das regiões administrativas sem mais delongas e processos dilatórios; dar concretização ao processo de reposição das freguesias liquidadas; saudar todos os trabalhadores portugueses, nomeadamente: os trabalhadores da autarquia e as suas organizações representativas, na passagem de mais um 1º de Maio, manifestando-lhes solidariedade com a luta por eles desenvolvida e exortar a que os órgãos representativos da autarquia promovam um programa de iniciativas dirigidas às comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, envolvendo a participação das forças vivas do concelho, que contribua para afirmar os valores de abril e as suas conquistas, e transmitir às novas gerações o que ela representou de ato de emancipação, democracia e liberdade”.

A moção foi aprovada por maioria, com a abstenção do Chega e coligação PSD/CDS. Mereceu os votos a favor dos eleitos da CDU e do Partido Socialista (PS), que não subscreveu o seguinte parágrafo: "Comemorar Abril é defender e valorizar o poder local hoje ameaçado, pelo subfinanciamento, pela sua descaracterização por via da transferência de encargos, pela ingerência tutelar, pela instrumentalização que o reconduz, em parte, a mero executor técnico das opções de terceiros.", assim como parte de um outro com “referências à reposição das freguesias liquidadas. Já manifestaram que deve existir uma revisão e reposição de freguesias, mas não na totalidade, deve ser feita ponderadamente e articulada entre todos”.

A Coligação do Partido Social Democrata/CDS - Partido Popular (PSD/CD-PP) justificou, também, porque optou pela abstenção, dizendo que foi por “existirem alguns parágrafos com os quais não concorda, alguns coincidentes com os que foram indicados na declaração de voto dos eleitos do PS, pois também não concorda com a reposição das freguesias na sua totalidade". Considera, igualmente, que "alguma da linguagem invocada na moção, dá a ideia de que a CDU quer ser sempre a dona do 25 de Abril”.


O PS comemorou, no passado dia 19 de abril, o cinquentenário da sua fundação e na Assembleia Municipal de Serpa foi apresentada, pelos eleitos socialistas, uma saudação onde se pode ler, entre outras afirmações, que “são cinco décadas ao serviço da democracia, de Portugal e dos portugueses, sempre focado no mesmo objetivo: viver em liberdade, em paz e concretizar uma sociedade dinâmica, florescente, mais justa, mais inclusiva, menos desigual. Comemorarmos o 50.º aniversário do Partido Socialista, é comemorar a Liberdade, a Democracia e a Igualdade. Indissociável deste meio século de história está outra data, a revolução de 25 de Abril de 1974. Muitas conquistas foram feitas, outras estão em curso e, numa sociedade e mundo em constante mudança, muitas outras ainda estão por fazer”.

Os eleitos do PS saudaram, ainda, aproveitando a proximidade do 1.º de Maio, “todos os trabalhadores e em especial" os do concelho de Serpa, pelo seu "contributo na construção de um País mais Justo, Equilibrado e Solidário".


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.