Voltar

Política

"Mais segurança" e resolução "urgente" dos problemas dos imigrantes no concelho - AM de Beja

Política

"Mais segurança" e resolução "urgente" dos problemas dos imigrantes no concelho - AM de Beja

Foto: Rádio Voz da Planície

Foram aprovadas na Assembleia Municipal de Beja, a moção apresentada pelos eleitos do PSD e do CDS-PP e a recomendação dos eleitos do PS, ambas sobre as questões dos imigrantes no concelho. A moção foi aprovada, por maioria, com as abstenções da bancada da CDU e de dois deputados do PS. A recomendação passou, também por maioria, com as abstenções da bancada da CDU.

Na moção, intitulada "Os problemas da imigração", apresentada pelos eleitos do PSD e do CDS-PP, é referido "as pessoas sem abrigo que pernoitam nas ruas de Beja e" que "recentemente, na freguesia de Beringel, foram detetados 180 requerimentos de atestados de residência falsos, para as mesmas casas e com as mesmas testemunhas". Neste contexto, o documento reclama "a adoção de medidas que permitam aumentar a segurança e ordem públicas no concelho, assegurando a tranquilidade da comunidade local" e "exigir ao Governo as ações necessárias ao visado fim, nomeadamente, o reforço do patrulhamento no concelho". O documento vai ser enviado ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Administração Interna.

Já a recomendação sublinha "a nova realidade que está a afetar o nosso concelho, com efeitos colaterais na comunidade local e pede à ministra da Administração Interna que visite o concelho para se inteirar dos reais problemas por se tratar de uma situação urgente e complexa" e que "a lei seja revista rapidamente e com efeitos imediatos, para que se clarifique os procedimentos para a obtenção de um atestado de residência". É exigido, igualmente, que "seja criada uma linha telefónica da AIMA (24 horas por dia) e que esta entidade comece a funcionar rapidamente, com recursos humanos disponíveis e respostas concretas", que se "reforce a fiscalização da ACT e nasça um conjunto de iniciativas promovidas pelo Governo Central para localmente, com o apoio dos municípios e das juntas de freguesia, mas sobretudo dos organismos centrais, como o Alto Comissariado para as Migrações, a AIMA e o Ministério da Administração Interna darmos resposta eficaz a este problema". O documento vai ser enviado para os gabinetes primeiro-ministro e da ministra da Administração Interna. 


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.