Voltar

Agricultura

Ministra da agricultura afirma que não atrasou “reconhecimento de situação de seca”

Agricultura

Ministra da agricultura afirma que não atrasou “reconhecimento de situação de seca”

A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, recusou que o Governo se tenha atrasado a reconhecer a situação de seca em território nacional, justificando que só agora o fez devido às regras europeias.

Em Beja, no final de uma reunião do Conselho para o Acompanhamento do Regadio (CAR) do Alqueva realizada esta semana, a governante foi questionada pelos jornalistas sobre o reconhecimento de seca em 40 por cento do território nacional apenas no início desta semana e se tal não pecou por tardio. Maria do Céu Antunes respondeu que, para o fazer, o Governo precisa de dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que atestem as condições meteorológicas, como por exemplo a falta de chuva nos últimos dois meses. “Em bom rigor, só na passada semana é que isso aconteceu em Portugal”, salientou.

Confrontada, também, pelos jornalistas com o caso de Espanha, a ministra frisou que o país vizinho “tem uma situação já muito mais grave que Portugal e teve condições para acionar essa declaração mais cedo”.

“As regras são as mesmas e aplicam-se nos dois países de igual maneira. Não é uma regra nacional e nós só podemos acionar estas medidas junto da Comissão Europeia a partir do momento em que cumpramos este requisito”, vincou.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação, tutelado por Maria do Céu Antunes, reconheceu, na segunda-feira passada, dia 8, a situação de seca severa e extrema em cerca de 40 por cento do território nacional.

Em comunicado, o Ministério garantiu ter sinalizado a situação, na semana passada, junto da Comissão Europeia, acrescentando que a adoção de um conjunto de medidas está sempre dependente da “luz verde” de Bruxelas.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.