Voltar

Agricultura

“Ministério da Agricultura complica e discrimina agricultores no adiantamento das ajudas da PAC”

Agricultura

“Ministério da Agricultura complica e discrimina agricultores no adiantamento das ajudas da PAC”

“O Ministério da Agricultura anunciou que os beneficiários da Política Agrícola Comum (PAC) poderão candidatar-se para receber o adiantamento de uma parte das ajudas a que têm direito. Mas, mais uma vez, complicou a vida aos agricultores”, diz a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

O processo é “dificultado pela obrigatoriedade de todos os agricultores terem de fazer uma nova candidatura, depois de já as terem submetido ao Pedido Único de Ajudas 2022”, é referido.

“Além de dificultado, o procedimento é também discriminatório na medida em que afasta das candidaturas, desmaterializadas (online), os agricultores que não possuam registo individual no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), mesmo que sejam beneficiários da PAC. Este fator exclui um grande número de beneficiários, sobretudo pequenos e médios agricultores, que não estão capacitados para a utilização de ferramentas digitais”, diz, também, o documento.

A CNA denuncia que o que está em causa é “pagar mais cedo parte do dinheiro que os agricultores iriam receber mais tarde” e que se continua "à espera de apoios verdadeiramente excecionais para minimizar uma situação igualmente excecional de enormes dificuldades.”

A CNA volta a reclamar a concretização “da medida da eletricidade verde, aprovada há quase um ano na Assembleia da República e que deveria estar em vigor há quase meio ano, bem como de outros apoios extraordinários, tais como a medida PDR2020 para fazer face aos aumentos dos custos de produção, anunciada desde Janeiro, e da ajuda da chamada reserva de crise, que ainda não saiu do papel.”


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.