Exposições de artesanato, pintura e som, oficinas de gastronomia, música, escrita, chá e dança, conferências sobre geografia e história, leitura de contos, concertos musicais e animação de rua com vários grupos corais são algumas das propostas do programa, de quatro dias, do Festival Islâmico, em Mértola.
Um dos momentos altos é o souk, um mercado de rua que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir produtos típicos islâmicos, assim como usufruir de um programa especial, no Hammam e Casa de Chá, com oficinas de “remédios e mezinhas”, rotina e yoga facial diários e cosmética viva.
Esta iniciativa, segundo a Câmara de Mértola, tem como objetivo divulgar “o conhecimento sobre a história e o património, promover o diálogo e a tolerância entre culturas, divulgar a cultura islâmica e fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo.”
A apresentação do Festival Islâmico 2023 é feita à Voz da Planície por Rosinda Pimenta, vice-presidente e vereadora, da Câmara de Mértola.
“O evento é de entrada livre e na última edição contou com 50 mil visitantes. Este ano são esperadas 60 mil visitas, o que demonstra o crescente interesse do público em descobrir e aprender mais sobre a história e a cultura islâmica”, realça o Município.
O Festival Islâmico é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mértola e conta com o apoio de várias entidades locais e nacionais. O programa completo pode ser descarregado no site oficial.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com