Voltar

Política

BE diz que “medidas passam ao lado do essencial, ou seja, do necessário aumento de salários e pensões”

Política

BE diz que “medidas passam ao lado do essencial, ou seja, do necessário aumento de salários e pensões”


A Voz da Planície está a ouvir a opinião dos partidos sobre as medidas anunciadas pelo Governo para ajudar as famílias. Alberto Matos, do BE, sublinha que “medidas chegam tarde e passam ao lado do essencial, ou seja, do aumento geral de salários e pensões”.

“Já estamos em março e as famílias desesperam, por isso estas medidas são tardias e os apoios sociais anunciados limitados, deixando muitos, dos mais «vulneráveis», de fora”, começa por frisar Alberto Matos, da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda (BE).

Acrescenta que “não se atacando a especulação no que se refere aos preços não se vai lá e as medidas acabam por ser ineficazes. Basta ver o que aconteceu em Espanha onde o IVA baixou e facilmente, e em pouco tempo, os híper e super mercados recuperaram as diferenças”. Salienta, neste contexto, que o que “é preciso é controlar e fixar preços”.

Na habitação, Alberto Matos faz referência aos apoios que são atribuídos aos arrendamentos, realçando que “mais uma vez ganha a especulação pois não se fixam preços e os valores que o Estado vai dar vão ser descontados em cima de rendas já demasiado elevadas e que os donos das casas vão voltar a subir logo que possam. Para valores abaixo dos 500, para os poucos arrendamentos a este preço existentes, as ajudas são mínimas, na ordem dos 30 a 40 euros”.

“O Governo apresenta medidas, mas sem afrontar os donos do capital, passando ao lado do essencial, ou seja, o necessário aumento geral dos salários e pensões. Só esta medida contribui efetivamente para se fazer face ao aumento do custo de vida com o qual os portugueses se têm confrontado há meses”, conclui Alberto Matos.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.