O primeiro avião para “manutenção e linha” no hangar da Mesa, instalado no aeroporto de Beja, entrou em janeiro deste ano e marcou o início, igualmente, da manutenção de aeronaves com a realização de trabalhos num A-321 da empresa-mãe "Hi Fly". À data atual são 110 os postos de trabalho no aeroporto de Beja, 86 são funcionários da Mesa e 24 têm funções na ANA e noutros serviços, revelou Paulo Arsénio à Voz da Planície. O presidente da Câmara de Beja afirmou, ainda, que o aeroporto de Beja movimentou 2500 pessoas e que foram registadas, em 2020, 160 operações de voos premium.
E foi neste contexto, fazendo o balanço da reunião do Conselho Consultivo do aeroporto de Beja, onde representa a CIMBAL por nomeação deste órgão, que Paulo Arsénio revelou, igualmente, que a Mesa está interessada em ampliar o seu negócio nesta infraestrutura e que há uma outra empresa, cujo nome não avançou, ligada à indústria farmacêutica, que quer fazer transporte, logística, armazenamento e distribuição a partir de Beja.
Deste Conselho Consultivo saiu, ainda, segundo Paulo Arsénio, a novidade de, pela primeira vez, a Vinci ter mostrado abertura para ampliar o aeroporto e melhorar o “taxiway”, caso haja mais operadores interessados e caso se concretize a ocupação dos dois lotes “restantes” afetos a construção de mais hangares.
Recordamos que o aeroporto de Beja resultou do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, que representou um investimento público de 33 milhões de euros e que, ao que tudo indica, e todos são unânimes nessa defesa, precisa de acessibilidades associadas, ferroviárias e rodoviárias, que continuam sem estar efetivadas.
Lembramos, ainda, que foi em maio deste ano que foi publicado em Diário da República (DR), o Concurso para o Projeto da Eletrificação da linha férrea, no troço Casa Branca/Beja. Nesta publicação está contemplada a respetiva ligação ao aeroporto de Beja, num valor de 3 milhões e 230 mil euros. “Os Estudos e Projetos a desenvolver para Modernização na Linha do Alentejo, no troço Casa Branca/Beja, visam potenciar a operacionalização da exploração que se deseja para esta e para a sua ligação ao aeroporto de Beja”, pode ler-se na publicação. Ainda terão de ser adjudicados os trabalhos para que o projeto da eletrificação da linha férrea Casa Branca/Beja seja concretizado. Depois deste procedimento assegurado está estipulado na publicação 967 dias para ser executado.
A propósito desta conversa sobre o aeroporto de Beja, que esteve recentemente a ser promovido no Dubai a convite da ADRAL, Paulo Arsénio revelou outra novidade, a antecipação, de 2023 para 2022, da vinda da nova Esquadra dos KC390 da Força Aérea Portuguesa e tudo o que lhe está associado, o que inclui as famílias dos militares.
Transporte de Passageiros, de mercadorias, aparcamento, manutenção, indústria, são várias as possibilidades e potencialidades apontadas, e defendidas pelas diversas forças vivas da região para o aeroporto de Beja, que passados 10 anos na sua existência começa a ganhar interessados, e instalação no seu espaço, de empresas ligadas a algumas das suas valências.
Foto: da Rádio Voz da Planície de Beja.
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