Em declarações à Voz da Planície, Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) afirma que "será mais um momento de luta que passará também por Beja, onde a Federação Nacional de Professores (Fenprof) irá afirmar os problemas afetos à educação".
“Professores na campanha” é o título da ação de rua que tem lugar em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
De acordo com a Federação Nacional dos Professores (FENPROF), estas ações de rua pretendem "dar visibilidade às reivindicações dos docentes para a próxima legislatura".
Entre as 10h00 e as 15h00, os docentes concentram-se em plenários e fazem circular quatro petições que incidem em vários temas como as carreiras, precariedade, condições de trabalho e aposentações.
Recordamos que os sindicatos da federação aprovaram o caderno reivindicativo que vai ser entregue aos partidos políticos. Neste documento são referidos os objetivos, assim como a recuperação do tempo de serviço.
A valorização da profissão, o reforço dos recursos da escola pública e o aumento do financiamento público da educação são vistas como "as grandes linhas" do manifesto, no qual a Fenprof volta a sugerir um “protocolo negocial” que deve ser assinado com “a próxima equipa do Ministério da Educação”, válido para toda a legislatura.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com