Voltar

Educação

Mais exames obrigatórios nas novas regras de acesso ao ensino superior

Educação

Mais exames obrigatórios nas novas regras de acesso ao ensino superior


A proposta final do Governo será conhecida no final deste mês. As regras vão ser introduzidas de forma gradual, a partir do ano letivo 2024/2025.

Os exames nacionais passarão a valer no mínimo metade da nota de acesso ao ensino superior e uma das principais novidades é a obrigatoriedade de realização de três exames.

A ideia, segundo o Jornal de Notícias, é manter os níveis de exigência e promover o equilíbrio entre escolas e colégios onde, nos últimos anos, houve casos de inflação de notas. Já o Público avança que a proposta prevê que as provas deixem de ser obrigatórias para terminar o secundário, mas vão manter-se para a entrada em licenciaturas.

De acordo com António de Oliveira Leite, secretário de Estado da Educação, a disciplina de Português é a candidata mais óbvia para fazer parte destes exames obrigatórios e será exigida ainda uma disciplina trienal e outra bienal.

Para a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) esta “opção significa desvalorizar, ainda mais, a avaliação contínua, desprezando a sua função fundamental que é a de assegurar a todos os estudantes as condições para superar, com sucesso todas as fases do percurso educativo

Atribuir ainda mais peso à nota do Exame é um passo atrás que contribui apenas para o aprofundar das desigualdades entre alunos, colocando mais pressão num momento da vida dos estudantes que pode correr bem ou mal.

Este sistema de avaliação em que o Governo insiste é arcaico e não dá resposta às necessidades atuais, impedindo a reflexão, o ensinar a pensar, antes impelindo para o marranço, à sorte, para um exame pontual que avalia em duas horas dois ou três anos de aprendizagens”.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.