Voltar

Saúde

Mais de 26 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 administradas em Portugal

Saúde

Mais de 26 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 administradas em Portugal


Há mais de dois anos que começou a campanha de vacinação contra a covid-19. No final de 2022, Portugal já administrou mais de 26 milhões de doses de vacinas contra este vírus, revela a tutela da saúde.

De acordo com estimativas internacionais, as vacinas permitiram salvar cerca de 20 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima-se que as vacinas preveniram 1,2 milhões de infeções e evitaram cerca de 12 mil mortes.

A tutela da saúde garante que “quase todas as faixas etárias, a partir dos cinco anos, receberam pelo menos uma dose, estando atualmente disponível a vacinação de reforço para pessoas com mais de 50 anos na modalidade «Casa Aberta», sem necessidade de marcação. A modalidade continua também disponível para grupos profissionais prioritários - com recurso a senhas digitais - e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos, assim como vacinação primária acima dos 12 anos”.

O reforço da vacina contra a covid-19 define como grupos prioritários pessoas com 60 ou mais anos; grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção Geral da Saúde, pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de estabelecimentos prisionais.

Atualmente estão disponíveis em Portugal oito tipos diferentes de vacinas e segundo o Ministério da Saúde, nos dois anos do programa de vacinação, entre primeiras doses e doses de reforço, foram administrados mais de 26 milhões de doses.

Um balanço do Ministério da Saúde indica, também, que foram inutilizados quase dois milhões de doses, por ter expirado o prazo de validade, correspondendo a mais de cinco por cento do total, uma das menores taxas de inutilização na Europa.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.