Alberto Matos, da SOLIM – Associação Solidariedade Imigrante, explica que a questão do “trabalho escravo” não é nova e esclarece o que é, qual o conceito que lhe está associado no século XXI.
Na conversa, Alberto Matos deixa a indicação de vários episódios que aconteceram e acontecem noutros concelhos do distrito, para além do de Odemira, referindo situações de Beja, Ferreira e Serpa. No final revela como se pode ajudar a resolver estas situações que, “aprisionam imigrantes de dentro e de fora da Europa, através da retenção de documentos, contratações ilegais feitas por intermediários e até coação física.” Alberto Matos diz mesmo que “muitos imigrantes trabalham e no fim, nalguns casos, ainda ficam a dever aos patrões”.
Na opinião da Associação que representa, a solução para muitas destas situações passa por transformar a lei existente em Portugal de “Responsabilidade Solidária” por “Responsabilidade direta ou partilhada”, explicando como.
Excertos do Magazine da Semana desta sexta-feira em que o convidado é Alberto Matos, da SOLIM – Associação Solidariedade Imigrante. Uma conversa que pode ouvir hoje, na íntegra, a partir das 17.00 horas, nos 104.5 da nossa estação ou na nossa emissão on-line em www.vozdaplanicie.pt.
Foto: "Sul Informação".
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com