A obra, intitulada “Comeres Raianos”, disponível em português e em castelhano, reúne cerca de 50 receitas e conta ‘estórias e histórias’ do património gastronómico da raia alentejana e daquele município da província de Badajoz, na Estremadura espanhola.
No total, do lado português, estão representados sete concelhos do distrito de Portalegre (Nisa, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Arronches, Campo Maior e Elvas), dois do de Évora (Alandroal e Mourão) e quatro do de Beja (Barrancos, Moura, Serpa e Mértola), que fazem fronteira com as regiões espanholas da Estremadura ou da Andaluzia.
O livro “retrata cada um desses concelhos e contou com a colaboração das autarquias”, explicou hoje à agência Lusa José Casas Novas, provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo.
“Faz um pouco a história de cada um dos concelhos, fala sobre a história gastronómica e, daí, o fator de ‘estórias e histórias’ de algumas curiosidades gastronómicas e até antropológicas” da raia, acrescentou o mesmo responsável.
A Confraria Gastronómica do Alentejo adicionou ao livro ‘os comeres’ de Olivença, devido à “relação profícua” deste município espanhol com o Alentejo e pelo facto de a Confraria Gastronómica de Olivença ser ‘afilhada’ da Confraria Gastronómica do Alentejo.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com