Voltar

Política

Legislativas 2025: CDU reafirma importância para o distrito de voltar a ter um deputado por Beja

Política

Legislativas 2025: CDU reafirma importância para o distrito de voltar a ter um deputado por Beja

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

A Coligação Democrática Unitária (CDU) já fez a apresentação pública da lista que se apresenta a votos, por Beja, no dia 18 de maio. No Centro Unesco de Beja, no passado dia 11 de abril, subiram ao palco todos os candidatos efetivos e suplentes, depois de falarem José Maria Pós de Mina, mandatário distrital da candidatura, Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, e Bernardino Soares, cabeça-de-lista da CDU, por Beja, nas legislativas 2025. Voltar a eleger um deputado por Beja foi o objetivo apontado "por ser uma força política de confiança, com provas dadas e a que mais defende o distrito".

Bernardino Soares quer ser o deputado da CDU pelo distrito de Beja e terminar com a invisibilidade a que o território tem estado sujeito com os três eleitos atuais. O candidato reforçou que a CDU é uma força política de confiança e com provas dadas, garantido que as prioridades a defender passam, entre outros aspetos, pelas áreas da saúde e acessibilidades, continuando a luta pela ampliação do hospital de Beja, a reversão do hospital de Serpa para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a concretização da A26, bem como a eletrificação da ferrovia até à Funcheira.

O cabeça de lista Bernardino Soares realçou, igualmente, que a CDU está pronta para retomar o trabalho pelo distrito que ficou interrompido porque é a força política que fala verdade e que tem gente que não se aproveita dos cargos para benefícios próprios.

Falaram, também, na apresentação pública da candidatura, José Maria Pós de Mina, mandatário distrital, e Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Ambos identificaram, e sublinharam, tal como Bernardino Soares, os principais problemas em que o distrito continua sem respostas, assim como a importância de se voltar a ter um deputado da CDU no parlamento, sem esquecer o esquecimento a que o território tem estado sujeito pelos sucessivos governos e as condições de vida dos trabalhadores que necessitam de ser melhoradas, deixando claro que ter mais deputados da Coligação é, também, garantir que a população tem voz e alguém que a defende.

Nesta sessão de apresentação pública dos candidatos da CDU, por Beja, nas legislativas 2025, foi feito um apelo ao aumento de votação na CDU, tendo em atenção que neste ato eleitoral são eleitos deputados e que maior representação na Assembleia da República significa "mais, e melhores, condições de vida para a todos".

Foto: José Maria Pós-de-Mina

O cabeça de lista da CDU, pelo Círculo Eleitoral de Beja, nas legislativas 2025, é Bernardino Soares, jurista, deputado e teve, entre outras responsabilidades, a de presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2001 e 2013.

Na lista da CDU, a Coligação apresenta como número dois apresenta Tomé Pires, engenheiro civil, presidente da Assembleia Municipal de Serpa, concelho onde já foi presidente de Câmara e é membro da Direção da Organização Regional de Beja do PCP. Em terceiro lugar está Elsa Dores, professora e dirigente do Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS). É, também, membro da Organização Regional de Beja do PCP. A Coligação Democrática Unitária (CDU) junta dois partidos, o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista os Verdes (PEV) e os três candidatos efetivos da candidatura, já formalizada, são todos do PCP.

Quanto aos três candidatos suplentes, o primeiro é João Quaresma, delegado Sindical do SITE-SUL, eleito na Assembleia Municipal de Odemira e membro da Comissão Concelhia de Odemira do PCP. Apresenta-se a votos pelo PCP. A número dois é Rosa Oliveira, enfermeira, membro dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, independente e apresenta-se a votos pelo PEV. A terceira candidata é Vânia Marujo, professora, dirigente do STAL, foi presidente da Assembleia de Freguesia de Safara, dois mandatos, e é presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural e Social dos Trabalhadores da Câmara de Moura. Apresenta-se a votos pelo PCP.

O mandatário José Maria Pós de Mina tem 66 anos de idade, é gestor de empresas, foi presidente da Câmara de Moura entre janeiro de 1998 e outubro de 2013 e é eleito na Assembleia Municipal de Moura desde outubro de 2021. É membro do Comité Central do PCP, da Direção Regional do Alentejo e da Direção da Organização Regional de Beja.


PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.