Recorde-se que o mapa de distribuição dos dinheiros do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência foi conhecido em julho passado, ficando claro, segundo o deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, no âmbito da audição parlamentar realizada naquela altura, que no caso da Ferrovia “ficamos com o Ramal de Beja pois nas perspetivas, embora o ministro tenha revelado, naquela altura, que defende a ligação Beja/Casa Branca e Beja/Funcheira”, isto não vai acontecer”. Frisou, ainda, o parlamentar que a “eletrificação Beja/Casa Branca só lá para 2028”.
Ainda em julho passado, a Voz da Planície ouviu, também, Florival Baiôa, do Beja merece+, que recordou que há 10 anos foi prometido “usar o dinheiro do 2020 para eletrificar a linha Beja/Casa Branca” e que “há um projeto-lei aprovado pela Assembleia da República sobre estas matérias, rodovia e ferrovia no território, que cabia ao Governo executar” e que “até agora nada foi feito”.
É preciso lembrar, igualmente, que os 22 novos comboios regionais, em causa nos valores agora autorizados para concurso pelo Tribunal de Contas, só deverão chegar a partir de 2025 ou 2026, revelou o “Dinheiro Vivo”, dizendo, também, que “o Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suíça para entrar neste concurso”, ou seja “um comboio regional com um só piso, uma automotora que pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel.” Esta é uma situação, segundo também esta publicação, que obriga “a prolongar o aluguer de material circulante a Espanha.”
O “Diário do Alentejo” (DA) refere, numa publicação de junho passado, que a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê que a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja, cuja elaboração dos estudos está em concurso público, fique concluída apenas em 2027. Diz, igualmente, que “o lançamento da empreitada será feito em 2024" e que "a obra decorrerá em 2025, 2026 e, porventura, ainda no início de 2027”. "O concurso público para a elaboração dos estudos e projetos necessários para a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja da Linha do Alentejo e da execução de uma ligação ao Aeroporto de Beja foi publicado em maio passado em «Diário da República»".
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