Voltar

Política

Linha do Alentejo: novos comboios regionais em 2025/2026. Eletrificação Casa Branca/Beja lá para 2028/30

Política

Linha do Alentejo: novos comboios regionais em 2025/2026. Eletrificação Casa Branca/Beja lá para 2028/30


Três anos depois é que foi dada autorização por parte do Tribunal de Contas (TC) para a aquisição de 12 unidades híbridas para circulação em linhas não eletrificadas e 10 elétricas. As unidades híbridas devem ser usadas, entre outros, no troço Casa Branca/Beja por não estar eletrificado. Concurso para estudos e projetos foi publicado em maio e Infraestruturas de Portugal prevê para 2024 lançamento da empreitada, segundo o DA.

Recorde-se que o mapa de distribuição dos dinheiros do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência foi conhecido em julho passado, ficando claro, segundo o deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, no âmbito da audição parlamentar realizada naquela altura, que no caso da Ferrovia “ficamos com o Ramal de Beja pois nas perspetivas, embora o ministro tenha revelado, naquela altura, que defende a ligação Beja/Casa Branca e Beja/Funcheira”, isto não vai acontecer”. Frisou, ainda, o parlamentar que a “eletrificação Beja/Casa Branca só lá para 2028”.

Ainda em julho passado, a Voz da Planície ouviu, também, Florival Baiôa, do Beja merece+, que recordou que há 10 anos foi prometido “usar o dinheiro do 2020 para eletrificar a linha Beja/Casa Branca” e que “há um projeto-lei aprovado pela Assembleia da República sobre estas matérias, rodovia e ferrovia no território, que cabia ao Governo executar” e que “até agora nada foi feito”.

É preciso lembrar, igualmente, que os 22 novos comboios regionais, em causa nos valores agora autorizados para concurso pelo Tribunal de Contas, só deverão chegar a partir de 2025 ou 2026, revelou o “Dinheiro Vivo”, dizendo, também, que “o Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suíça para entrar neste concurso”, ou seja “um comboio regional com um só piso, uma automotora que pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel.” Esta é uma situação, segundo também esta publicação, que obriga “a prolongar o aluguer de material circulante a Espanha.”

O “Diário do Alentejo” (DA) refere, numa publicação de junho passado, que a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê que a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja, cuja elaboração dos estudos está em concurso público, fique concluída apenas em 2027. Diz, igualmente, que “o lançamento da empreitada será feito em 2024" e que "a obra decorrerá em 2025, 2026 e, porventura, ainda no início de 2027”. "O concurso público para a elaboração dos estudos e projetos necessários para a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja da Linha do Alentejo e da execução de uma ligação ao Aeroporto de Beja foi publicado em maio passado em «Diário da República»". 


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.