Voltar

Atualidade

Linces-ibéricos Fruta e K5 chegam ao Natur’Zoo de Mervent, em França

Atualidade

Linces-ibéricos Fruta e K5 chegam ao Natur’Zoo de Mervent, em França


São os primeiros linces ibéricos, considerados exemplares excedentes, do Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico, que poderão ser observados fora da Península Ibérica. Fruta e K5, mãe e filho, estão agora em fase de adaptação às suas novas instalações no Natur’Zoo de Mervent, em França, numa área total de 2.600 m2 que se encontra totalmente equipada para receber os seus novos inquilinos.

Estes dois linces-ibéricos passarão a ser embaixadores dos esforços de conservação da espécie realizados por Espanha, Portugal e União Europeia. Esta parceria, segundo o ICNF, terá um papel importante na educação e sensibilização ambiental sobre os desafios e ameaças que esta espécie ainda enfrenta, apesar do sucesso do Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico.

Fruta, nascida em 2009, é uma fêmea excedente por sobre-representação genética no programa. Ao longo da sua vida reprodutiva teve um enorme êxito, deu à luz a 21 linces, dos quais 15 foram reintroduzidos em meio selvagem na Península Ibérica, e 1, o K5, é um animal excedente. Verificado este sucesso, a fêmea deixou de ter prioridade de reprodução e é agora considerado um animal excedente.

Quanto ao K5, o ICNF revela que, nasceu em 2013, e o seu nome surge do facto de ter sito a quinta cria de uma ninhada de cinco. É um animal excedente por apresentar uma anomalia genética – criptorquidia – que impede a sua reprodução ou reintrodução.


PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.