Voltar

Política

“Lei das Minas”: PAN quer travar minas em áreas classificadas e dar voz aos municípios

Política

“Lei das Minas”: PAN quer travar minas em áreas classificadas e dar voz aos municípios


O Grupo Parlamentar do PAN defendeu no parlamento a necessidade de ser feita uma alteração à chamada “Lei das Minas”, em vigor desde maio deste ano, mas que tem vindo a gerar controvérsia, o que levou o partido a contestar. Em causa está a destruição de valores naturais classificados, desconsiderando o papel dos municípios relativamente ao destino e uso a dar aos seus territórios. 

O PAN, em comunicado, defende as seguintes propostas de alteração ao decreto-lei: “a interdição expressa de intervenções mineiras em zonas ambientalmente sensíveis; a definição de que a exploração mineira não ocorre num perímetro inferior a 5km de aglomerados populacionais e o caráter vinculativo da pronúncia dos municípios.” 

No comunicado pode ler-se que, numa perspetiva alternativa, antes de se instalarem novas explorações mineiras, “deve-se apostar na economia circular dos materiais através da sua reutilização”, como acontece com baterias que contêm lítio e com o aproveitamento de materiais como ouro, prata, cobre, alumínio, zinco, entre outros. Assim sendo, o PAN quer “apostar na economia circular e na reutilização de materiais antes de destruir o património natural.” 


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.