Voltar

Política

Legislativas 2022: balanço das ações de campanha no distrito

Política

Legislativas 2022: balanço das ações de campanha no distrito

“Contactos com a população”, visitas de líderes partidários e arruadas na capital de distrito marcaram a campanha eleitoral dedicada aos eleitores do Círculo Eleitoral de Beja, por parte das candidaturas que se apresentam a votos, nas legislativas 2022.

PS e CDU voltaram a apontar os dois deputados eleitos por estas forças políticas, em 2019, como cabeças de lista nas suas candidaturas em 2022.

A Candidatura do PS, com Pedro do Carmo na liderança, fechou a campanha com uma arruada pelas ruas de Beja. Durante o período eleitoral, e dedicado à campanha, fez reuniões com entidades/instituições do distrito, assim como diversos contactos com a população, passando a mensagem de que os socialistas devem “vencer as eleições” para que “ganhe a estabilidade e a continuidade”.

António Costa, secretário-geral do PS, esteve em Beja, no dia 19 e pouco falou sobre o distrito, na data em que 12 chefes de equipa do Serviço de Urgências da ULSBA pediram demissão. Deixou a nota de que se “deve apostar, no Interior, numa agricultura cada vez mais forte”.

A CDU (PCP + PEV) fez, também, uma arruada, que culminou na Praça da República de Beja, no final da tarde de dia 28, para fechar a campanha.

No período eleitoral, e de campanha, relevou os contactos de proximidade, fazendo, em simultâneo, encontros com diversas forças vivas do distrito, percorrendo os seus concelhos. O número um da Candidatura é João Dias e a CDU diz que “é força decisiva” nestas eleições.

João Oliveira, que substituiu Jerónimo de Sousa durante alguns dias de campanha, esteve nos concelhos de Beja e Serpa, no dia 24. “Um deputado da CDU vale mais do que dois do PS”, disse no comício, no NERBE. “Diversificar culturas, no Alqueva” e “garantir a soberania alimentar, aumentando a produção”, foram outras ideias que deixou.

Nestas eleições, também, PSD, BE, CDS-PP, PAN e Chega tiveram dirigentes nacionais no distrito e desenvolveram diversas ações de campanha.

O PSD fechou, igualmente, a campanha, no dia 28, com carro de som, nas ruas de Beja. Em 2022 volta a ter como cabeça de lista Henrique Silvestre Ferreira e a Candidatura tem defendido que quer “um rumo e um futuro” para o território, fazendo pelo distrito contactos com as populações.

Rui Rio, presidente do PSD, esteve em Beja, no dia 25 e disse que “António Costa está na iminência de perder as eleições”. Sobre o distrito prometeu que, caso ganhe, vai terminar “autoestrada, eletrificar a linha férrea e dar utilidade ao aeroporto”.

O BE tem à cabeça da sua Candidatura José Esteves e fez o encerramento da campanha, no final da tarde de dia 28, no Bairro da Esperança, em Beja. Privilegiou contactos, e encontros, com população e entidades do distrito durante a campanha. O BE quer "mais pluralidade na defesa do território" e "eleger o terceiro deputado".

Catarina Martins, coordenadora do BE, esteve em Ferreira, dia 9, e pediu que este partido seja “reforçado como terceira força política”. Neste território quer lutar contra “modelos de exploração laboral e de irresponsabilidade ambiental.”

O CDS-PP tem Francisco Palma como primeiro nome da Candidatura. Assegura que quer “ser o porta-voz” do território e os contactos com a população do distrito tem sido, igualmente, a fórmula usada na campanha.

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, esteve no distrito, no dia 19. Em Alqueva defendeu o “mundo rural”, criticou António Costa pelas demissões dos chefes de equipa do Serviço de Urgência da ULSBA e disse que era “o coveiro do SNS”.

A Candidatura do PAN tem como cabeça de lista Luís Vicente. Os contactos de proximidade têm sido, também, o modelo de campanha adotado, dizendo que este partido “está fortemente empenhado na defesa do aeroporto de Beja”.

Inês Sousa Real, a líder nacional do PAN, esteve em Beja, no dia 20. “Aeroporto de Beja como alternativa ao Montijo” e “ferrovia eletrificada” foram ideias sobre o distrito que sublinhou, tendo optado por vir de comboio até à capital de distrito.

O Chega tem a liderar a sua Candidatura Ana Moisão. Contactos com a população do distrito tem sido a estratégia escolhida, para a campanha, onde tem passado a mensagem de que este partido "quer eleger o terceiro deputado".

André Ventura, presidente do Chega, fez um jantar/comício em Beja, no dia 26. Afirmou que Rui Rio “não vai convencer os portugueses” e sobre o distrito frisou que “tem havido uma perda constante de jovens para a emigração” e que este “é um cenário que é preciso combater”.

Mais nove forças políticas têm o distrito na "mira" em 2022. Contactos com a população e divulgação de manifestos/compromissos eleitorais foram as estratégias utilizadas nestas eleições pelos partidos que a seguir se identificam.

Iniciativa Liberal tem como cabeça de lista Ana Paula Pereira e o Livre João Aiveca Caseiro. Íris La Féria apresenta-se como número um pelo VOLT Portugal, Mário Balsemão pelo RIR, Susana Abreu pelo PTP, Arlindo Oliveira pelo MPT, João Pascoal pelo MAS, Carlos Pais pelo PCTP/MRPP e Francisco Faria pelo Ergue-te. O candidato nacional do Volt Portugal passou, no dia 14, pelo concelho de Beja.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.