Voltar

Saúde

Legionela na água do Estádio Municipal de Castro Verde. Jogadores do Despertar de Beja em risco

Saúde

Legionela na água do Estádio Municipal de Castro Verde. Jogadores do Despertar de Beja em risco

O Despertar jogou em Castro Verde e utilizou os balneários do Estádio Municipal sem saber que estavam interditos devido a legionela, assegura o presidente do Clube de Beja. Delegado de Saúde diz que risco para os jogadores é baixo e a Câmara de Castro Verde garante que tem agido em conformidade desde o passado dia 4 de novembro.

Seis jogadores do Clube de Beja usaram as instalações sanitárias, no passado domingo, e o presidente do Despertar, Jorge Martelo, garante que não existia nos chuveiros do balneário qualquer interdição ou informação sobre esta questão.

O jornalista Nuno Lima ouviu o presidente do Despertar que afirma ter contactado as autoridades de saúde para encaminhar os jogadores, não escondendo existir preocupações com os seis atletas que usaram os chuveiros do estádio municipal em causa.

Jorge Martelo diz, também, que há análises que ainda faltam fazer e que os seis jogadores que usaram os chuveiros dos balneários estão a ser vigiados.

Nuno Lima alerta, contudo, para a gravidade da situação pois outros jogos foram disputados nestas instalações.

A Voz da Planície chegou à fala com o Delegado de Saúde Coordenador do Alentejo, Mário Jorge, que confirmou a "existência deste elemento nos balneários do Estádio Municipal 25 de Abril de Castro Verde".

Mário Jorge afirma que "foi detetada legionela em novembro passado, que há analises que já foram feitas e outras a serem realizadas". Garante que "o espaço terá de ficar interditado à utilização até as análises darem negativas".

Fala, Mário Jorge, em "alguma descoordenação na informação pois era do conhecimento, e confirmada, a situação desde novembro passado, matéria que está a ser apurada", afirmou.

Garante, igualmente, Mário Jorge, que "o risco para os jogadores que utilizaram os balneários é baixo" e que os mesmos "devem ser vigiados, contactando as autoridades se houver alguma alteração no seu estado de saúde, ao nível respiratório".


Nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, a Câmara de Castro Verde reagiu, em comunicado, à notícia da Voz da Planície.

Afirma, a Câmara Municipal, que "os balneários do Estádio Municipal estão interditos a banhos desde o passado dia 4 de novembro de 2022, altura em que foi identificada legionela na água e feita, pela autarquia, a respetiva comunicação à saúde pública, assim como pelo Futebol Clube Castrense à Associação de Futebol de Beja.

Desde o passado dia 4 de novembro que todas as equipas do FC Castrense passaram a utilizar balneários alternativos durante os treinos e, nas competições, passaram a ser utilizados os balneários no polidesportivo do Parque da Liberdade, em Castro Verde.

Desde essa data, o Município de Castro Verde tem vindo a fazer testagens e a respeitar todos os protocolos determinados pela Autoridade de Saúde e ao mesmo tempo, não tendo havido alteração deste quadro, a AF Beja tem vindo a informar desta situação todos os clubes visitantes do FC Castrense da interdição de uso dos chuveiros, de forma prévia e semanalmente.

Desde 4 de novembro de 2022, realizaram-se mais de duas dezenas de jogos de todos os escalões, incluindo partidas da 1ª divisão distrital, onde não foi registada qualquer anormalidade e todas as equipas utilizaram os balneários no polidesportivo do Parque da Liberdade, em Castro Verde.

É facto que, a Câmara Municipal tem agido com total prevenção e assegurado, em articulação com o FC Castrense e a Autoridade de Saúde, a defesa total da saúde pública e em nenhum momento houve situações de risco.

Regista-se com apreço a posição tecnicamente esclarecedora e de grande responsabilidade pública do médico Mário Jorge, coordenador da Autoridade de Saúde do Baixo Alentejo, que confirmou publicamente que «há análises que já foram feitas e outras a serem realizadas»".


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.