Neste contexto, é realizada nesta sexta-feira, 30, em Beja, uma conferência intitulada "O setor do azeite, soluções tecnológicas para o seu futuro", no Beja Parque Hotel, destinada a todo o setor.
A abertura é dirigida por José Godinho Calado, diretor regional de Agricultura do Alentejo, Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, e Pedro Lopes, presidente da Direção da OLIVUM.
Ricardo Migueláñez, coordenador geral do congresso, apresentará "este projeto de colaboração para todo o sector do azeite a nível mundial, reunindo todos os elos da cadeia do azeite em todos os países produtores."
A jornada continua com a mesa redonda "Soluções tecnológicas para o olival e o azeite", que contará com a presença de especialistas do sector olivícola.
De acordo com as estimativas do Conselho Oleícola Internacional (COI), da Comissão Europeia e do próprio setor, a produção de azeite para a campanha 2022/2023 está estimada em 125 mil toneladas, menos 39,4 por cento do que na campanha anterior, enquanto o consumo é de 61 mil toneladas. As exportações de Portugal situam-se, atualmente, em cerca de 280 mil toneladas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com