«Cada conversa será moldada pela dinâmica entre duas ou três autoras do Clube, contando com perguntas, leituras de excertos e reflexões sobre o universo literário. Sem temas predefinidos, estas sessões prometem ser um convite à descoberta da diversidade criativa e humana que habita entre as linhas das suas obras.
Nota biográfica JOANA KABUKI
Vive em Lisboa desde sempre, mas sonha com o dia em que fará as malas para se instalar de vez no Alentejo onde a inspiração nunca falta.
A paixão por escrever começou assim que aprendeu como isso se faz, encontrando aí a quietude para o que a desassossega. Frequentou diversos cursos na área, sempre em busca de novas aprendizagens que lhe permitissem melhorar os seus textos. Durante algum tempo, dedicou-se por inteiro às palavras, prestando serviços de escrita personalizada.
A sua atividade principal tem sido desenvolvida na área do Marketing, quase sempre ligada ao Ambiente, muito antes deste ser um tema na ordem do dia. Lecionou disciplinas de Marketing e Comunicação no Ensino Politécnico, tendo ficado com a certeza de que um professor aprende muito mais do que ensina. Do desassossego que nunca a larga nasceu Viradas do Avesso, o seu primeiro romance. Não tendo (ainda) encontrado forma de se aquietar, encontra-se neste momento a trabalhar numa nova história.
Biografia: Viradas do Avesso (Clube do Autor, 2023)
Nota biográfica CÉLIA CORREIA LOUREIRO
Nasceu em Almada, em 1989. É escritora e tradutora. Demência foi o seu primeiro romance publicado (Alfarroba @ 2011). Que descreve como “um grito de revolta contra as circunstâncias da mulher portuguesa no século XX, e da mulher ainda vulnerável, isolada e silenciada pelos bons costumes, em contexto rural, em pleno século XXI”. Em Abril de 2019 é reeditado pela Coolbooks, numa edição revisitada na íntegra, juntando-se assim a O Funeral da Nossa Mãe (Alfarroba @ 2012), A Filha do Barão (Marcador @ 2014, coleção Os Livros RTP), Uma Mulher Respeitável (Marcador @ 2016). Pela mesma chancela da Porto Editora lança Os Pássaros (Coolbooks @ 2020) e, em edição de autor, por se tratar de uma autobiografia ficcionada, Até os Comboios Andam aos Saltos (2021), que explora temas como o cancro terminal do pai, o alcoolismo da mãe e os dilemas de uma mulher de 30 anos com um passado por resolver. Em 2024 publicou No Tempo das Cerejas, no grupo Infinito Particular, e Erros Crassos da História, Figuras Histórias e os Erros que Mudaram o Mundo (Ideias de Ler).
Mudou-se para o Alentejo no início de 2025, a fim de poder dedicar-se aos estudos em História e Artes. Vive com dois cães, rodeada de muitas planícies e vacas.
Biografia: Demência (2011, 2019), O Funeral da Nossa Mãe (2012, 2021), A Filha do Barão (2014), Uma Mulher Respeitável (2016), Os Pássaros (2020), Até os Comboios Andam aos Saltos (2021), No Tempo das Cerejas (2024), Erros Crassos da História (2024)», divulga a organização.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com