No primeiro dia, a iniciativa decorre em Santana da Serra, Aldeia dos Palheiros, Conceição, Panóias, Funcheira, Grandaços, Garvão, Santa Luzia e Ourique. O último dia fica marcado pela participação do Grupo Coral de Ourique.
"A origem das Janeiras são vagas, no entanto, segundo o arquivo de Lisboa, cantar as janeiras é sinónimo de cantar os Reis. Sabe-se ainda que a tradição das Janeiras deriva de costumes pagãos. Os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá dado origem à denominação do primeiro mês do ano, janeiro, que se inicia depois do solstício de inverno. Por conseguinte, a tradição de Cantar as Janeiras está associada a este costume dos romanos.
O cantar os Reis é, por sua vez, uma tradição cristã que corresponde à quadra festiva de Natal. Os Reis, segundo a Bíblia, correspondem aos três magos, Baltazar, Belchior e Gaspar que vieram dar as boas vindas ao Messias, que nasceu pouco depois do solstício de inverno, ofertando-o com incenso, ouro e mirra. Por sua vez esta é uma tradição que pretende tornar presente a adoração ao menino Jesus", lê-se no Site Inspirações Portuguesas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com