Voltar

Sociedade

"Janeiras, Cante aos Reis e ao Menino" em Ourique

Sociedade

"Janeiras, Cante aos Reis e ao Menino" em Ourique

Foto: Facebook CM Ourique

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores a Câmara Municipal de Ourique assinala, uma vez mais, a tradição das "Janeiras", entre hoje, dia 27 de dezembro e 6 de janeiro, em várias igrejas daquele concelho. Nesta celebração atuam José Diogo Bento, Pedro Mestre, João Nobre e David Pereira.

No primeiro dia, a iniciativa decorre em Santana da Serra, Aldeia dos Palheiros, Conceição, Panóias, Funcheira, Grandaços, Garvão, Santa Luzia e Ourique. O último dia fica marcado pela participação do Grupo Coral de Ourique.

"A origem das Janeiras são vagas, no entanto, segundo o arquivo de Lisboa, cantar as janeiras é sinónimo de cantar os Reis. Sabe-se ainda que a tradição das Janeiras deriva de costumes pagãos. Os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá dado origem à denominação do primeiro mês do ano, janeiro, que se inicia depois do solstício de inverno. Por conseguinte, a tradição de Cantar as Janeiras está associada a este costume dos romanos.

O cantar os Reis é, por sua vez, uma tradição cristã que corresponde à quadra festiva de Natal. Os Reis, segundo a Bíblia, correspondem aos três magos, Baltazar, Belchior e Gaspar que vieram dar as boas vindas ao Messias, que nasceu pouco depois do solstício de inverno, ofertando-o com incenso, ouro e mirra. Por sua vez esta é uma tradição que pretende tornar presente a adoração ao menino Jesus", lê-se no Site Inspirações Portuguesas.


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.