De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo, o segundo mais fraco de quatro, está em vigor das 12h00 deste sábado até às 18h00 de domingo, 2.
Há um conjunto de cuidados a ter para se proteger dos chamados “golpes de calor”. A médica de saúde pública da ULSBA, Sara Duarte, recorda, na Voz da Planície, o que se deve fazer, pedindo atenção redobrada com crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.
A médica Sara Duarte lembra a recomendação de "especial atenção aos mais vulneráveis ao calor", aconselha que "os doentes crónicos, ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas, sigam as orientações do médico assistente ou da linha SNS24" e sugere "o contacto e acompanhamento de idosos, e outras pessoas, que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco".
Recomenda, igualmente, a médica de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (IULSBA), cuidados especiais, como "evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30, a cada duas horas, e após banhos de praia e piscina."
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com