Voltar

Economia

Investidores chineses procuraram novas oportunidades no Alentejo e visitaram aeroporto de Beja

Economia

Investidores chineses procuraram novas oportunidades no Alentejo e visitaram aeroporto de Beja

A visita foi no passado dia 23 e nela foi mostrado o interesse no aeroporto de Beja, que “poderá vir a ser desenvolvido como hub logístico internacional” entre Portugal e China, iniciativa que recebeu a atenção de investidores chineses.

De referir que o Grupo Monte do Pasto, atualmente detido pela Cesl Ásia, uma empresa com sede em Macau, organizou, no passado dia 23, uma visita às suas instalações, que contou com a presença do embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, acompanhado de uma conselheira económica e comercial da embaixada. Nesta iniciativa marcaram presença, igualmente, vários representantes do Governo português, entre eles o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O convite que trouxe investidores chineses ao Alentejo partiu do presidente da Cesl Ásia, António Trindade, e teve como objetivo demonstrar as "oportunidades de colaboração entre Portugal e China em áreas-chave para o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo".

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, como se pode ler na sua página de Facebook, nesta visita foi partilhada, também, “a experiência da empresa macaense no desenvolvimento da plataforma Macau-Portugal e o potencial para se explorarem soluções inovadoras na fileira de valor da agropecuária”.

Igualmente nas redes sociais, o presidente da Cesl Ásia, António Trindade, acrescenta as matérias que foram avaliadas no caso do aeroporto de Beja.

Segundo António Trindade, a “visita ao aeroporto de Beja serviu para discutir o seu futuro como um hub na Europa Ocidental para operadores de logística e carga aérea chineses. Com a vantagem de uma localização estratégica, o aeroporto de Beja, em articulação com uma companhia aérea de baixo custo chinesa, poderá vir a ser desenvolvido como o hub logístico internacional que faltava” para as relações comerciais, via aérea, com a China.

O Monte do Pasto enviou à Voz da Planície uma nota de imprensa, dando conta desta iniciativa e da presença de governantes nacionais e chineses no concelho de Cuba, onde esta exploração "tem sede social registada e 90 por cento das suas explorações".

A nossa rádio sabe que foi o Monte do Pasto que efetuou os convites aos decisores - locais, nomeadamente aos presidentes das autarquias de Cuba e Alvito, regionais, designadamente os presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRAlentejo), Ceia da Sila, e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT), Vítor Silva, assim como aos nacionais e internacionais - que participaram nesta delegação económica e política.

Neste contexto, a Voz da Planície chegou à fala com o presidente da Câmara Municipal de Cuba, no sentido de fazer o balanço da iniciativa. João Português revelou que declinou o convite.

A nossa rádio contactou, ainda, José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito, localidade onde foi servido um almoço, na Pousada, preparado pelos alunos da Escola Profissional, onde se deu a conhecer a carne True Born, certificada do “Prado ao Prato”, segundo o comunicado do Monte do Pasto, mas não foi bem-sucedida.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.