O ICNF explica que "a águia-caçadeira, também conhecida tartaranhão-caçador, é uma espécie migradora, que existe enquanto reprodutor na Eurásia e Norte de África, desde a Península Ibérica a Marrocos, no sul da Sibéria e Ásia Central. Hiberna na África subsariana, principalmente no Sudão, Etiópia e Leste de África e também no subcontinente indiano".
A mesma fonte salienta que "em Portugal, a espécie surge como nidificante em especial na metade Este do país, nomeadamente nas planícies do Alentejo e nos planaltos serranos do centro-leste e norte".
O ICNF refere, ainda, que "a alteração das culturas e das práticas agrícolas e pecuárias que se registaram na última década terão contribuído para o declínio acentuado da espécie, decorrente da afetação direta do habitat e do aumento de impactes negativos sobre os locais de nidificação e consequentemente sobre o sucesso reprodutor".
"A maioria dos casais desta espécie nidifica no interior de searas, sendo essencial que, caso localizem ninhos, os agricultores contactem o ICNF através das respetivas direções regionais", pode ler-se, igualmente, no mesmo documento.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com