O objetivo do concurso, de acordo com a organização, é “promover o fabrico artesanal, como produto oriundo da nossa região, evidenciando a técnica utilizada e passada entre gerações, mantendo a tradição da manufatura de enchidos de forma manual, como forma de motivar o respeito pelo modo tradicional de produção, receitas e ingredientes genuínos que permitam manter a qualidade dos nossos produtos”.
Deste concurso sairá a melhor Linguiça Caseira, depois de uma avaliação sensorial efetuada pelo Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal e pelo Painel de Provadores Peritos de Presuntos e Paletas de porco Alentejano com Nome Qualificado.
De referir ainda que, em 2023, a XV edição Feira do Porco Alentejano, volta a contar com a organização do município de Ourique e da ACPA — Associação de Criadores de Porco Alentejano, e decorrerá a 24, 25 e 26 de março.
Na sequência do “resgate e valorização da fileira do porco alentejano”, este certame sectorial é um dos mais esperados do distrito, tendo em conta a gastronomia apresentada, a animação musical e “um espírito único de uma festa que traz a Ourique milhares de pessoas da região e do País”.
Paralelamente, a organização do certame avançou que São João da Pesqueira (distrito de Viseu) é o Município convidado da XV edição da Feira do Porco Alentejano. A presença do Município de São João da Pesqueira, num momento em que o Douro (apesar de não ser uma cidade) recebeu a distinção do “estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2023", será uma oportunidade de valorização dos produtos regionais, dos territórios e das comunidades rurais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com