Segundo comunicado, Filipe Costa, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, foi um dos oradores convidados do painel “O Modelo Europeu: hidrogénio como chave para a transição energética”. Apresentou o caso do Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, destacando o exemplo de produção comercialmente viável de hidrogénio verde, fator que tem vindo a suscitar o interesse de mercados e investidores estrangeiros, nomeadamente, do Japão.
Ao longo do período em que decorreu ao evento, os representantes do Porto de Sines, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.(APS) e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), aproveitaram ainda para reunir com potenciais investidores e parceiros japoneses detentores de tecnologia mundiais, entre os quais a Kawasaki Heavy Industries e a Tokyo Gas, avança o documento.
Foi discutida a possibilidade de investimento da Kawasaki Heavy Industries, responsável pelo Terminal de Hidrogénio Liquefeito no porto de Kobe, no Japão, na construção de um terminal portuário para hidrogénio liquefeito, que comporte também gás natural liquefeito, no Porto de Sines, algo que tornaria Portugal no primeiro eixo europeu de gases renováveis.
De acordo com a ADRAL, a empresa japonesa manifestou interesse em apostar no desenvolvimento da infraestrutura portuária portuguesa, bem como na utilização da sua nova turbina de produção de eletricidade por combustão de hidrogénio e/ou gás natural.
Esta participação na maior cimeira de energia do Japão teve como principais objetivos atrair e consolidar potenciais investimentos em projetos de “indústria verde” e colocar Sines no radar de interesse de realização de projetos industriais descarbonizados e/ou eletrificados.
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