Voltar

Cultura

"A escrita da história de Beja" de Marta Páscoa é revelada na Biblioteca de Beja, nesta sexta-feira

Cultura

"A escrita da história de Beja" de Marta Páscoa é revelada na Biblioteca de Beja, nesta sexta-feira

O livro "A escrita da história de Beja: os manuscritos de Frei Francisco de Oliveira", de Marta Páscoa, é apresentado esta noite, às 21h00, na Biblioteca Municipal da cidade, no âmbito da iniciativa "Conversas com B de Beja". O editor Fernando Mão de Ferro participa nesta sessão.

"A partir de diversos manuscritos que se encontram em arquivos e bibliotecas de Beja e Évora e utilizando profusamente um manancial de cartas inéditas, a autora tenta traçar, neste livro, as características de um «antiquário» do século XVIII – a pessoa que estudava as «antiguidades» da sua terra e que pretendia publicar a História da mesma – Beja. Conseguimos compreender a personalidade do indivíduo, a sua teia de relacionamentos e os resultados práticos da mesma. Ao mesmo tempo, analisa-se que tipo de história local foi produzida. Para isso, transcreve em anexo a parte mais importante dos seus manuscritos, que será importante como contributo para a História de Beja mas também para a Arqueologia do Sul do País, dado o vasto conjunto de vestígios arqueológicos mencionados ou copiados", é divulgado pela Biblioteca de Beja.

"Marta Páscoa é natural de Beja. É mestre em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. É pós-graduada em Ciências Documentais, variante Arquivo, pela mesma Faculdade. Desenvolveu vários trabalhos de investigação sobre a história da cidade de Beja, principalmente a partir de antigas «memórias» existente no Arquivo Municipal. O seu percurso combina a investigação com o trabalho e a formação na área de Arquivo, que já desenvolveu em diversas instituições e diversos países. É a Arquivista da Fundação da Casa de Bragança."

 



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.