“Esta iniciativa tem como objetivos promover o reforço da capacidade científica nas áreas da saúde e da intervenção social, assim como uma reflexão alargada sobre a problemática. Tem ainda como perspetiva avaliar a atual legislação enquadradora, tal como aumentar a abrangência e qualidade dos cuidados paliativos, tanto a pessoas institucionalizadas como no seu domicílio”, diz o documento enviado à nossa redação.
As Jornadas destinam-se a profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares, estudantes nas ciências da saúde e a todos os membros da sociedade.
Neste sábado, dia 19, os trabalhos iniciam-se às 09h00, com um painel sobre “Situações vividas em contexto de pandemia: soluções encontradas. A adversidade trouxe força, mas… o que aprendemos? O que tem de mudar?”. Este painel vai colocar em reflexão e debate a pluralidade de contributos de uma médica, três enfermeiros, um dos quais a trabalhar no Reino Unido, uma fisioterapeuta e uma diretora técnica de um lar. Paula Moreira, Diretora Técnica do Lar Professor Mariano Feio, em Canhestros, Ferreira do Alentejo, vai falar da sua experiência no Lar em contexto de pandemia. Telma Teixeira, Fisioterapeuta no Lar D. José do Patrocínio Dias, vai abordar o Plano de Contingência – o ideal e o possível.
Catarina Costa, Enfermeira no Lar D. José do Patrocínio Dias, vai debruçar-se sobre a
importância de uma equipa de saúde especializada. Catarina Pazes, Enfermeira Paliativista, coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja +, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, vai colocar em reflexão o papel da assessoria (a profissionais de saúde) em cuidados paliativos. Nuno Lopes, Enfermeiro Especialista em Cuidados Paliativos, Diretor de Cuidados na Nigtingale Hammerson, no Reino Unido, vai falar sobre a experiência inglesa em cuidados de enfermagem em contexto de pandemia. A moderação do painel vai estar a cargo de Ana Bernardo, Médica Paliativista, Diretora do Hospital Nossa Senhora da Arrábida. Às 11h30 está agendada nova intervenção, desta vez sobre “Ética de Cuidado, legislação, qualidade de cuidados”. A conferencista é Isabel Galriça Neto, Médica Paliativista, Diretora do Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz. Como comentadora está Fátima Silva, farmacêutica comunitária na Farmácia J. Delgado e responsável pelo acompanhamento farmacoterapêutico em lares de idosos.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com