Durante o mês de junho, foram contactados 26 agricultores da ZPE de Castro Verde, com o intuito de conseguir conciliar o corte de searas com a proteção dos ninhos de águia-caçadeira. Deste modo, foi possível identificar a localização de ninhos, marcação e monitorização de crias e instalar proteções anti predadores.
Os ninhos, segundo o ICNF, estão a ser detetados em culturas de cereais, como a aveia, o trigo e a cevada, e foram acompanhadas 12 ceifas, onde se encontraram 15 ninhos. A maioria dos ninhos ainda se encontra com ovos, pelo que só foram anilhadas 9 crias, colocando-se as respetivas proteções à volta dos ninhos,
A águia-caçadeira tem um estatuto de ameaça “em perigo” de extinção em Portugal e tem registado um declínio continuado no território nacional. A espécie distribui-se maioritariamente nas planícies alentejanas, frequentam terrenos abertos com poucas árvores, nomeadamente áreas de culturas de sequeiro, pastagens ou pousios. Os ninhos por norma encontram-se nas searas, no meio de vegetação alta.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com