Voltar

Agricultura

ICNF e CIBIO/InBIO salvam 15 ninhos de águia-caçadeira

Agricultura

ICNF e CIBIO/InBIO salvam 15 ninhos de águia-caçadeira


O ICNF através da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, está a levar a cabo uma campanha de salvamento da águia-caçadeira em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/InBIO), da Universidade do Porto. Foram colocadas proteções em torno de 15 ninhos e foram anilhadas 9 crias.

Durante o mês de junho, foram contactados 26 agricultores da ZPE de Castro Verde, com o intuito de conseguir conciliar o corte de searas com a proteção dos ninhos de águia-caçadeira. Deste modo, foi possível identificar a localização de ninhos, marcação e monitorização de crias e instalar proteções anti predadores.

Os ninhos, segundo o ICNF, estão a ser detetados em culturas de cereais, como a aveia, o trigo e a cevada, e foram acompanhadas 12 ceifas, onde se encontraram 15 ninhos. A maioria dos ninhos ainda se encontra com ovos, pelo que só foram anilhadas 9 crias, colocando-se as respetivas proteções à volta dos ninhos,

A águia-caçadeira tem um estatuto de ameaça “em perigo” de extinção em Portugal e tem registado um declínio continuado no território nacional. A espécie distribui-se maioritariamente nas planícies alentejanas, frequentam terrenos abertos com poucas árvores, nomeadamente áreas de culturas de sequeiro, pastagens ou pousios. Os ninhos por norma encontram-se nas searas, no meio de vegetação alta.



PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.