Voltar

Saúde

Horários no hospital de Serpa definem-se semanalmente devido a “precária situação de tesouraria”

Saúde

Horários no hospital de Serpa definem-se semanalmente devido a “precária situação de tesouraria”

No Hospital de São Paulo, em Serpa, as urgências têm funcionado apenas das 08h00 à meia-noite e os horários, nesta resposta e noutras, vão-se definindo, semanalmente, devido à “precária situação de tesouraria”, explica a provedora, Isabel Estevens.

Utentes e Câmara de Serpa mostram-se desagradados com o fecho sistemático do serviço e reclamam a reintegração do mesmo no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo o “Diário do Alentejo”, a "irregularidade na prestação de serviços no hospital de Serpa fica a dever-se, alegadamente, à falta de pagamento aos profissionais de saúde desta instituição”, de acordo com o Movimento de Defesa do Hospital de São Paulo.

No passado dia 19, numa reunião com os trabalhadores, a provedora anunciou que o horário de funcionamento do serviço de urgência será definido semana a semana. “Queremos poder definir a mais longo prazo”, mas a navegação à vista será mantida enquanto a situação não se alterar", explicou.

A Câmara Municipal de Serpa reuniu-se com a provedora, Isabel Estevens, para solicitar informação, mas João Efigénio Palma diz que “a Santa Casa da Misericórdia é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) muito importante para o concelho, quer ao nível do emprego, quer ao nível dos serviços prestados nas suas várias valências”. No entanto, o persistente “problema de tesouraria”, o “aumento das despesas sem qualquer apoio e sem que tivesse havido qualquer ajuste da comparticipação do Estado” mantém a instituição nesta situação. Por isso, defende “a integração do hospital no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A saúde até pode ser um negócio nos locais onde existam pessoas [em número suficiente]. Aqui, o Governo tem de garantir o acesso aos cuidados de saúde à população”, reclama.

Também o movimento de utentes recorda que o Hospital de São Paulo foi entregue à Santa Casa em 2015 e que, desde aí, o serviço tem-se degradado constantemente, nomeadamente, com o fecho do serviço de urgência no período noturno desde 2022” e, muitas vezes, “durante o dia”.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSA), em resposta ao “Diário do Alentejo”, refere, em comunicado do Conselho de Administração, que a nova equipa entrou “em funções no início do mês de abril” e que, tendo “tomado conhecimento do acordo existente entre a ULSBA e a Misericórdia de Serpa, está agendada para esta semana uma reunião entre as entidades”.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.