Voltar

Economia

Dia Mundial da Poupança

Economia

Dia Mundial da Poupança


No âmbito do Dia Mundial da Poupança recordamos que a ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. Todos os anos são organizadas diferentes atividades neste dia.

Nesta data deixamos alguns conselhos para melhorar a sua saúde financeira, sugeridos pela Deco:

"Toda a família, incluindo as crianças, devem participar na decisão sobre as verdadeiras necessidades de consumo de casa. Registe e calcula todos os rendimentos. Depois é simples: subtraí as despesas aos rendimentos e o saldo deve ser positivo.

Toda a família, no dia-a-dia, tem de começar a gastar menos. Com gestos simples e cuidadosos em casa podes reduzir as faturas do gás, da eletricidade e da água, desligando as luzes e os aparelhos em modo de espera, utilizando as máquinas de lavar com as cargas máximas e temperaturas baixas, fechando as torneiras, etc.

Reduza também os gastos com as comunicações: TV, internet, telemóvel, telefone, e procura os tarifários mais adequados a todos vós.

Utilize mais os transportes públicos ou ande a pé e reduzirá no combustível. Reduzirá também as despesas domésticas com a diminuição dos desperdícios alimentares.

Planeia as refeições semanais, fazendo uma lista de compras e olhando para a despensa e para o frigorífico. Nas compras verifique os preços e compare os produtos. As marcas brancas podem ser uma opção interessante. Deve ser fiel à lista e evitar compras supérfluas.

Para reduzir os gastos pode sempre levar o seu almoço e preparar as refeições dos filhos em casa para levar para a escola. 

Assim, com uma boa gestão do orçamento mensal, deve conseguir poupar, mesmo que seja poucos euros. Uma poupança regular pode permitir constituir um fundo de emergência para imprevistos, que possam acarretar o aumento das despesas ou a redução do rendimento, como por exemplo uma doença, uma situação de desemprego, cortes salariais...

Uma poupança pode ter também como objetivo planear a compra de um bem ou serviço, como por exemplo a compra de um carro ou o financiamento dos estudos. 

Com uma gestão do orçamento responsável, deve destinar uma parte da poupança à constituição de um complemento de reforma, procurando um investimento seguro."

 


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.