A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala a Semana da Hipertensão, uma iniciativa que organiza pelo terceiro ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA). À semelhança do que aconteceu no ano passado, nestas datas, vão decorrer ações de sensibilização através de canais digitais para chegar a todos.
Luís Bronze, presidente da SPH refere que “em Portugal, apesar de quase 75 por cento dos hipertensos estarem sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40 por cento, e em grande parte este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica. Por isso, é fundamental que, com a normalização dos serviços de saúde, após dois anos de pandemia COVID-19, os doentes voltem às consultas para garantir um melhor acompanhamento e tratamento adequado. As idas ao médico são essenciais porque servem também para motivar os doentes a aderir à terapêutica e a consciencializá-los para os fatores de risco coadjuvantes. Estas são medidas indispensáveis para controlar esta pandemia silenciosa que é a hipertensão”.
Com estas sessões digitais, a SPH pretende desconstruir mitos relacionados com o quotidiano de um doente hipertenso, incentivar a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável com baixo teor de sal. Além de reforçar a mensagem sobre a importância de medir a PA frequentemente, cujos valores devem ser inferiores a 140/90, e de cumprir a toma da medicação prescrita.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com